Almouhitalfilahi/en

Agricultura/Mais de 30 jovens agricultores guineenses no Brasil para formação na área de transformação de caju

 (ANG) – Mais de 30 jovens guineenses entre agricultores e empreendedores participam entre, 26 de Maio e 06 de junho, num curso de capacitação técnica em cadeia produtiva de caju na cidade brasileira de Ceará.

  De acordo com a Rádio Sol Mansi, a formação é promovida no âmbito da cooperação entre a ONG Tiniguena, o Instituto Brasil África (IBRAF) e o Instituto Caju Brasil (ICB), e visa facultar aos participantes conhecimentos sobre todas as etapas da caju-cultura, desde a plantação, manejo até ao beneficiamento e transformação industrial dos coprodutos do caju.

  Durante a estada em terras brasileiras, os jovens terão a oportunidade de interagir com diversos atores da cadeia produtiva do Brasil, nomeadamente, os processadores, fabricantes de máquinas e equipamentos, bem como especialistas em pesquisa e desenvolvimento.

  Durante a formação serão abordados temas como o cenário nacional e internacional da caju-cultura, implantação de novas áreas de cajueiro, manejo de pomares adultos, de cajueiro anão, planeamento e instalação de viveiros, produção de mudas, substituição de copas em cajueiros comuns, funcionamento de agroindústrias de processamento de castanha, de cajuína, doces e sucos.

  Além das aulas teóricas, os participantes terão formações práticas focadas em técnicas de cultivo e transformação industrial de caju, com ênfase na inovação, sustentabilidade e agregação de valor.

 A finalidade é de que os conhecimentos adquiridos possam vir a ser aplicados na Guiné-Bissau, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do sector cajueiro no país.

#almouhitalfilahi

Leave A Reply

Your email address will not be published.